Postagens mais visitadas

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

DICAS PARA SUA SUBIDA AO PICO DA BANDEIRA SER UM SUCESSO!

Olá gente, 

Como puderam ver nossa aventura ao Pico da Bandeira foi muito legal e isso só poderia ter sido um sucesso com planejamento.Este planejamento requer desde uma data que seja ideal, até os equipamentos de vestimentas, alimentação, de acampamento, se necessário guia e preparo físico.

Vou citar aqui algumas dicas para sua aventura ser um sucesso também.

Data escolhida para subir o pico da Bandeira:

AS melhores datas para a subida ao pico deverão estar entre maio e setembro, época de inverno , sem previsão de chuvas.

O que levar:


  •  - Vestimenta: calçados confortáveis mais um par de meia fina e a outra grossa, short, calça comprida ou moletom, camiseta, moletom superior, capa fina de chuva, que serve também como corta-vento e uma jaqueta permeável.
  •  lanterna, cantil, óculos escuros, filtro solar fator 30, máquina fotográfica com filmes e cartões de memória extras, boné ou touca, relógio.
  • lanches variados que contenham doces e salgados para um bom equilíbrio nutricional e de sua preferência e uma mochila pequena (30 litros).
  • Não é necessário levar tanta água até o Terreirão porque durante a trilha passamos por duas cachoeiras que é possível abastecer as garrafinhas. Já na subida até o pico, é necessário levar pelo menos um litro de água. 
ESTES SÃO EQUIPAMENTOS BÁSICOS PARA UMA SUBIDA DIURNA. NO NOSSO CASO, COMO IRÍAMOS ACAMPAR TIVEMOS DE LEVAR MAIS EQUIPAMENTOS, TAIS COMO:

  • uma mochila de no mínimo 50 litros, um saco de dormir que aguente até, no mínimo, zero grau, uma barraca iglú leve para 2 ou 3 pessoas, isolante térmico. Um equipamento mínimo de cozinha (fogareiros, panelas, pratos, etc.), pedaço de 2x2m de lona plástica, pilhas extras para a lanterna, pares extras de meias, camisetas, casacos de gore-tex ou similar, gorro de lã ou passa-montanha, luvas, manteiga de cacau líquida .
Contratar guia ou não?

Nós optamos em não contratar guia.
A trilha até o Terreirão é bem marcadinha e não tem como perder.
Para chegar até o pico, aí as coisas mudam. As marcações estão um pouco apagadas e pode dificultar um pouco à noite, mas nada impossível também.Cabe ao parque reforçar AS MARCAÇÕES NAS PEDRAS, isso é uma sugestão de reclamação que todos os trilheiros deveriam fazer sempre que visitarem e subirem o pico.

Medicamentos:

Levamos alguns que julgamos necessários, como: antitérmico, antinflamatórios, pomadas contra assaduras ou ressecamentos, pomadas contra picadas de insetos e antialérgicas, anti-gases, esparadrapos anti-bolhas, faixas e esparadrapo.

No mais são estas as principais dicas.
Não esqueça: Planeje antes e forme um grupo. Nunca faça uma trilha sozinho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário