Postagens mais visitadas

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

SERRA DO CURRAL

Eleita pela população, em 1997, símbolo de Belo Horizonte, a Serra do Curral constitui parte integrante da história de Minas Gerais. No período de colonização do Estado, era a referência de localização para os viajantes.
Tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ela é o marco geográfico mais representativo da região metropolitana de Belo Horizonte. E o Parque da Serra do Curral protege este patrimônio. Iniciando-se na portaria sul do Parque das Mangabeiras, passando por trás do Instituto Hilton Rocha, estendendo-se pela av. José do Patrocínio Pontes até a Praça do Estado de Israel, o Parque abrange uma área aproximada de 400 mil m².
Com trilhas, mirantes e praças de convívio, ele é espaço para a prática de caminhada, para o descanso e contemplação. Importante ponto turístico da Capital, contribui para a proteção da paisagem e dos recursos ambientais."
Endereço: Avenida José do Patrocínio Pontes, 1951 - Mangabeiras
Complemento: Praça Estado de Israel
Telefone: 31 3277-8120
31 3246-5028
Sua cobertura vegetal é bem heterogênea com espécies de Campo de Altitude, Cerrado, Campo Rupestre e um maciço vegetal com vestígios de Mata Atlântica. O parque apresenta altitudes médias variando entre 1.136 e 1.380, sendo ponto mais alto o cume da Serra do Curral, e está inserido na macrobacia do Arrudas, na bacia do Córrego da Serra e na sub-bacia do Córrego da Serra."
A visita deve ser agendada no fone acima e acompanhada com guia.
Chegando lá é conferida sua reserva e segue-se então com um grupo de 20 pessoas no máximo.
É uma trilha de grau moderado a fácil e cerca de 3 km ida e volta.Com a queda de uma parte da Serra, nâo é possível atravessá-la completamente, tendo assim, de retornar no mirante 8 da trilha. Assim mesmo há um visual incrível à medida que vamos subindo. Na direita avistamos todas as serras do Rola Moça em Casa Branca, à esquerda a Cidade de Belo Horizonte, em toda sua extensão. Realmente é lindoo!!
Indico demais para aqueles turistas que visitam Belo Horizonte e querem curtir um pouco da natureza e conhecer a cidade do alto da Serra. Vale muito à pena.
Passando pelo mirante 3, encontramos banheiros , bebedouros e uma estrutura para parada de fotos e lanche. Só lembrando, que se forem apenas até o Mirante 3, não é preciso agendar previamente, o que ja temos uma visão privilegiada de BH.
Neste dia contamos com a presença de Sophia, Laura, Cyntia e Thiago para completar o percurso, na certeza que voltaremos o mais rápido possível.


sophia, Laura e Cyntia




Thiago













Nenhum comentário:

Postar um comentário