Postagens mais visitadas

domingo, 15 de maio de 2016

TRILHA CACHOEIRA DAS OSTRAS E CACHOEIRA DA PEDRA FURADA

  ACachoeira das Ostras, distante 4 km do distrito de Casa Branca, e localizada nos sopés das Serra da Calçada e da Moeda. Com bom poço para refresco, é um lugar aconchegante, um convite à curtição e à preguiça... e foi neste cenário deslumbrante que Na Trilha Certa se aventurou neste ultimo sábado  14/05.

A trilha começa em uma estradinha de terra batida, com arbustos dos dois lados, tendo a vista bem a frente da montanha. A partir de então a estradinha vira uma trilha batida e bem marcada entre arbustos e segue sentido norte em direção a uma subida em um morro repleto por afloramentos rochosos (trecho final da Serra do Ouro Fino, segundo a Carta de Brumadinho). É uma subida forte, mas é bem curta.




































Ao chegarmos ao final da subida, aproximamos de um mirante, de onde se tem belo visual do Distrito e da Serra dos Três Irmãos à Oeste/Noroeste; além do vale abaixo. Há uma bifurcação no lugar: a trilha que vem do sul é a chegada de outro acesso à Cachoeira das Ostras partindo de outro ponto do Bairro Casa Branca.







A partir desse ponto a trilha segue em declive acentuado percorrendo um trecho de lajeado, por onde também desce o fio d'água cruzado acima. Em certo ponto e seguindo o pisoteiro/trilha, cruzamos o lajeado da direita para a esquerda, passamos por uns degraus em rocha e logo abaixo a trilha nos levou às margens superiores da Cachoeira da Pedra Furada.





















Desta vez, a beagle Nina foi a mascotinha da turma. Brilhante desempenho!



A Cachoeira da Pedra Furada fica abaixo da Cachoeira das Ostras e ao meu ver nem deveria ter outro nome, pois ambas são muito próximas. Esse trecho é um pouco sombreado e possui um poço pra banho e algumas pequenas quedas. 





















































Formada pelas águas do Ribeirão Catarina, a Cachoeira das Ostras localiza-se ao sopé das Serras da Calçada e da Moeda, distante 4 km do Distrito de Casa Branca, município de Brumadinho, Estado de Minas Gerais. Sendo uma cachoeira em área transitória, caracteriza-se por vegetação mediana em seus arredores, encravada no fundo de um vale. Sua queda é pequena em altura, porém possui um bom volume de água. Seu poço principal na medida aproximada de uns 3 x 10m varia de 30cm a uns 3m de profundidade, permitindo ficar embaixo da queda d'água e mergulhos. Em sua área de influência, o curso d'água forma outras pequenas corredeiras e poços abaixo, além de uma outra queda cerca de 100m abaixo da Ostra, que muitos chamam de Cachoeira da Pedra Furada.



























Na Trilha certa esteve lá juntamente com o grupo Caminhada Épica, onde pudemos aproveitar e curtir momentos de muito prazer, companheirismo e muita descontração.

Esperamos que todos tenham gostado e que possamos o mais breve possível partir para mais uma aventura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário