Postagens mais visitadas

quinta-feira, 22 de junho de 2017

FORTE DE BRUMADINHO E POÇO ENCANTADO

O Forte de Brumadinho, também conhecido como Forte de Piedade ou Casa de Pedra, localiza-se na Serra da Calçada, em área da Mineradora MBR; município de Brumadinho, em Minas Gerais. É uma construção do século XVIII, em formato de um retângulo, com área total em torno de uns 2000 m²; com paredes e muralhas de aproximadamente 5m de altura e 1m de espessura, compostas por pedras cuidadosamente sobrepostas e muito bem trabalhadas. Possui uma única entrada e em seu interior há uma construção também em pedras, com janelas amplas, que certamente deve ter sido uma casa com cobertura. Nas trilhas que cortam a região, inclusive as que levam ao Forte, há a presença de calçamento em pedras, muito bem feito e em bom estado de conservação, denotando que a circulação de pessoas e tropas em épocas passadas eram intensas na região...
Até o Forte de Brumadinho são 5,5 km saindo da porta do Condomínio Retiro das Pedras, mais 800m ate o Poço encantado, totalizando 13,6 km ida e volta. 
Na Trilha certa sempre levando você a conhecer o que tem de bom das Minas Gerais!










  É bem provável que haja outras estruturas componentes no entorno das ruínas principais, aguardando uma identificação e documentação mais detalhada. Devido à sua magnitude, suas origens são fontes de especulações de todo tipo. Estas variam desde casa de fundição de moedas falsas até forte militar em virtude da guerra dos emboabas, passando ainda pela possibilidade de ser uma senzala ou ainda um estábulo, especulações pouco possíveis de se acreditar.


As ruínas constituem uma construção quadrangular, com aproximadamente 50x40 metros de comprimento. No seu interior há uma construção menor, também de pedra. As muralhas externas têm apenas uma abertura na frente: uma porta de 3,60 metros de altura e 2 metros de largura. A casa interna tem duas portas, à frente e atrás, e seis janelas laterais. Tudo em pedra maciça e retangular, chegando alguns blocos a 1,50m de comprimento. A construção revela enorme trabalho e habilidade dos seus artífices. (Jardim e Jardim: 1982)










Adicionar legenda

Descendo 800 m a´pos o Forte de Brumadinho encontramos o Poço Encantado



A volta é ´so de subidas de tirar o fôlego










Nenhum comentário:

Postar um comentário