Postagens mais visitadas

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

TRILHA DAS PODEROSAS - Serra da Calçada/ Retiro das Pedras

Neste último feriado dia 02/11, Na trilha Certa não ficou em casa. Um dia que aparentemente é triste, pode se tornar mais alegre e encantador quando em contato com a natureza, onde as mãos de Deus está sempre presente. 
O local escolhido foi a trilha do Retiro das Pedras, muito procurada, mas nossa proposta no dia seria para uma trilha não tão convencional e que nos levasse ao diferencial.
O clima estava agradável, bem nublado, mas isso não foi problema. Este tipo de clima é ideal e mais confortável quando se trata de caminhar em lugares abertos.

Partimos de carro até a porta do Retiro das Pedras. Sophia, Ana Virgínia, Ayra, Marília e a beagle Nina Trilheira são nossas trilheiras do dia.



SOPHIA, MARÍLIA, ANA VIRGÍNIA E AYRA
NINA TRILHEIRA




Um pouco sobre a Serra da Calçada:

A poucos km da região central de Belo Horizonte, com acesso fácil até mesmo por ônibus, a Serra da Calçada, ou trilha do Retiro das Pedras, como é popularmente conhecida (o seu local de inicio é ao lado da portaria do Condomínio Retiro das Pedras), é um local bastante frequentado por praticantes de moutain bike e trekking.
Acredita-se que seu nome tenha relação com o calçamento feito com pedras em parte de uma estrada na Serra. Essas estradas eram utilizadas no passado como rota comercial entre as cidades da região.

Seguimos a trilha convencional à partir da portaria do Condomínio, mas logo já mudamos por uma trilha que nos levaria sentido da conhecida Cachoeira da Calçada.
Para chegar à Cachoeira da Calçada, sugiro um aplicativo wikiloc e siga as diretrizes .

Nossa trilha, gravada e apelidada como "TRILHA DAS PODEROSAS", apresenta algumas dificuldades e desafios, mas é considerada leve para experientes e moderada para iniciantes.
O diferencial  foi se revelando na descida da Serra da Calçada.
As últimas chuvas tornou a Serra da Calçada uma paisagem única! toda recoberta de margaridas amarelas, flores cor de rosa e múltiplas espécies de flores que jamais tinha presenciado.
O tamanho encantamento pela paisagem nos fez relaxar e aproveitarmos para as fotos mais lindas que podíamos tirar. 

















Continuamos nosso percurso superando as dificuldades. 









sempre pelo caminho...flores!!!



Passando pelas subidas fortes, retornamos à trilha principal do retiro e seguimos até o famoso MIRANTE do Retiro, onde a vista da Serra da Calçada e serras de Brumadinho são de tirar o fôlego!


MIRANTE DO RETIRO OU SERRA DA CALÇADA





 Do mirante, se observa o Foste de Brumadinho e as serras de Brumadinho e Rola Moça. Uma paz interior que nos faz voltar para casa com a alma lavada e fortalecidos pelo bom humor.




Depois de curtirmos as maravilhas do Mirante, seguimos pela trilha principal d Retiro. 
Nesta trilha principal é comum observarmos pessoas correndo, de bike ou apenas passeando com seus cães.




Fim de trilha e um sentimento de paz e muitas reflexões...

"Trilhar é andar junto, é companheirismo e amizade - e essas sempre extrapolam as trilhas. Trilhar não é competição, vaidade ou correria e sim, solidariedade por todos caminhos." Ana Vergínia Azevedo

Que mais trilhas como esta se multipliquem entre os trilheiros ou futuros, Estar bem consigo mesmo é importante para o sucesso desta atração que conquista cada vez mais pessoas atrás de seu reencontro com uma natureza perfeita e que só quer ser contemplada por todos. 





OBRIGADA AMIGAS E ATÉ A PRÓXIMA AVENTURA!!!!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário