quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

EXPEDIÇÃO AO MONTE RORAIMA - UMA AVENTURA INESQUECÍVEL

No dia 06/01/2018, Na Trilha Certa, juntamente com Ecopix e Eco Aventura Tours, partimos para a maior aventura de nossas vidas: subir o majestoso Monte Roraima.
Foram 8 dias muito intensos e que tentei ao máximo relatar alguns destes principais momentos.

1° Dia

Finalmente o início de nossa grande aventura.
Muita expectativa para este dia.
O grupo completo composto por Sophia, Ana Virgínia, Ney, Marina, Felipe, Rafael, Wenderson, Marjori, Fernanda, Juliana, Fábio e Roger Pixixo ,agora juntos na pousada em Santa Elena de Uarein, situada na Venezuela, divisa com o Brasil.

É importante e obrigatório ter todos os documentos necessários para entrar no país: carteira de identidade atualizada ou passaporte válido e cartão de vacinação internacional Anvisa.
Muito empolgados, começamos a separar nossos equipamentos e preparar as mochilas.
Logo a equipe Venezuelana Eco Aventura Tours chega com seus jipes para nos levar ao ponto de partida.
Seguimos por uns 30 km até a aldeia Paraitepuy de onde partiríamos.

Estava muito quente no dia e os Sol prometia castigar.
Chegando à aldeia e logo fomos apresentados aos carregadores e efetuamos o pagamento diretamente a eles.
Os carregadores são os índios nativos da tribo Pemon da região que se prestam a carregar os equipamentos, roupas e alimentos dos turistas durante toda expedição por uma quantia diária.
O local estava cheio de várias equipes que seguiriam naquele dia. Pessoas das mais variadas nacionalidades, brasileiros, venezuelanos, americanos, japoneses, etc.
NOSSO GUIA RICHARD

É necessário antes assinarmos um livro de dados pessoais para que fique registrado cada pessoa que sobe ao Roraima, para a certeza do seu retorno.
Fomos apresentados aos nossos guias Richard e Mayerlyn, que nos passaram o roteiro do dia e como procedermos.
Por volta de 13 h começamos nossa jornada.
O caminho relativamente fácil, mas algumas subidas fortes e outros planos.
O Monte Roraima avistado entre nuvens, nos parecia muito longe.

MONTE RORAIMA AO FUNDO

MEU CARREGADOR HERON

Chegamos finalmente depois de 12 km ao nosso primeiro destino: o acampamento às margens do Rio Tek.
 Estávamos cansados mas não desanimados, afinal tudo era novidade e era apenas o começo.
Nossas barracas já estavam montadas e os pertences na porta. Trocamos de roupa rapidinho e seguimos para nosso primeiro banho nas águas geladas do Rio Tek.
Até que a água não estava tão gelada e o banho nos deu uma revigorada. Esperamos o jantar preparado pela equipe, conversamos bastante e seguimos para as barracas para nossa primeira noite.

ACAMPAMENTO RIO TEK

FERNANDA E SOPHIA
As barracas eram divididas em duplas e Fernanda foi minha "amiga de quarto".
O céu estava estrelado na noite anterior e isso no animou ainda mais.
Acordamos, tomamos café e seguimos ao nosso segundo dia.
Vale falar dos terríveis mosquitos que começam a atacar no final do dia, os famosos "puri puri". Muito repelente e citronela são importantes. Você será picado assim mesmo, mas vale tentar amenizar a situação com o uso dos repelentes.

HORA DO JANTAR

O BANHEIRO: Muitas pessoas me perguntaram como era o banheiro. Uma curiosidade já que em 8 dias de caminhada, não dispomos de banheiro químico ou pontos com estrutura de banho.

2º dia
Acordamos cedo e partimos para nosso segundo dia de caminhada: 9km do Rio Tek até o acampamento base.
Nosso primeiro café foi nos servido os famosos bolinhos Donplin. Um bolinho em forma de pastel, de massa mais encorpada e frito. Nele se recheia com geléias, queijos, presunto, cheddar ou ovos. Café, leite, abacaxi. Tudo delicioso e nutritivo.

CAFEZINHO PARA COMEÇAR O DIA

TRAVESSIA DO RIO TEK

RIO KUKENAM

Hora  de juntar nossas coisas, atravessar o Rio Tek e seguir viagem.
Após um km de caminhada, mais um Rio de águas límpidase geladas para atravessar: o rio Kukenan.
Ficamos por ali uma hora para descanso e mergulho. Foi um dos momentos mais agradáveis que tivemos em grupo. Todos muito alegres e relaxados. Ali o espírito de grupo era ainda uma prioridade.
Foi relaxante e assim continuamos nossa jornada.
O caminho até a base ainda não era difícil, mas já começaram  subidas longas e com pedregulhos.
Paramos para umas fotos em uma igreja de pedras no caminho.
Sempre olhando à frente, o Roraima cada vez maior.
Nosso gigante estava cada vez mais perto!
Por todo caminho a equipe de carregadores Pemon nos alcançava e passava por nós. Uma coisa incrível ver aqueles pequenos carregando em seus watchare ( tipo de mochilas de palhas) com tanto peso. Alguns até 45 kg em um cesto com nenhum conforto para seus ombros.

A equipe Eco Aventura sempre nos surpreendendo. Nos foi servido a melhor melancia do mundo!
Um prato de salada, pão tipo sírio, atum e suco.
 Nem acreditei!
Aquela refeição nos deu forças para continuarmos a subida até o acampamento base, aos pés do Monte Roraima.

3º Dia

Chegamos ao equipamento base. Estava bem cheio. Várias equipes como já havia relatado, subiram no mesmo dia ao nosso.
Nossas barracas já estavam montadas.
 Era deixar nossas coisas por ali e partir para o banho.
O que não falta pelo caminho são cachoeiras e água para se banhar e beber. A água cada vez se tornava mais fria, mas depois de uma subida longa quase o dia todo, isso não foi problema.

cozinha

PEDI EMPRESTADO A WACHARE PARA EXPERIMENTAR E NÃO GOSTEI NADINHA. PESADO E DESCONFORTÁVEL

O grupo ainda unido e sempre muito feliz, se juntou no mirante para muita conversa e fotos.
Ao longe víamos o caminho percorrido que não podíamos mais alcançar o fim, e bem atrás, o "gigante".
Parecia mágico estar ali. Uma emoção tomava conta de todos. Era um fascínio, que podia notar em cada olhar daquele grupo.
E num momento de muita descontração, lá vinha nosso "serviço de bordo" servido pela equipe Pemon: suco com pipoca.
Um lanchinho para esperarmos o jantar. Isso sempre nos surpreendia. A cada dia meu respeito e admiração crescia pela equipe que nos acompanhava.
Mais tarde nosso jantar veio até nós: arroz, frango desfiado, banana frita e salada.

Neste momento nosso guia Richard nos chamou para uma reunião para os informes do dia seguinte: seria o dia mais difícil da expedição: 4,5 km de uma subida íngreme, com escalaminhadas, trechos molhados, paredão com cachoeira, temperaturas variando e risco de nos molharmos muito. Fiquei bem apreensiva, mas seguiria a meu tempo, dando tudo de mim, afinal era este o propósito.
Fomos dormir cedo e descansar para o outro dia.

4 ºDIA - A SUBIDA

Acordamos às 7 h e um café reforçado. Foi nos oferecido: uma espécie de bolinho de milho chamado Arepa, para rechearmos com queijo, cheddar, presunto, geléia, ovos, café, leite e chá.
 Este bolinho é bem consistente e nos deu uma energia extra.

Com as mochilas prontas com apenas o essencial para a subida, partimos.

A subida se inicia dentro da mata onde chega até o paredão. Seguimos com nossos guias Richard e Mayerlyn. Sempre muito atenciosos e falando: pouco a pouco.
Nesta subida não existem trechos planos. Apenas subidas. Subidas estas que necessita inúmeras paradas, respiração e descanso.

UM JAPA PERDIDO NO RORAIMA

FINALMENTE NO PAREDÃO

Ao longo de todo caminho era impossível não se encantar com a vegetação local. Árvores tomadas de musgos nunca vistos que formavam tapetes macios sobre os troncos. Várias espécies de samambaias e plantas diferentes de nossa fauna brasileira. Pássaros nos acompanhavam a todo instante.
Chegamos finalmente frente ao gigante de pedra. Agora era possível tocá-lo. Olhávamos para cima mas não avistávamos seu fim.
Continuamos a subida para os momentos mais difíceis.
Nesta hora o grupo se separou. Os mais ligeiros foram na frente e a guia Mayerlyn, preocupada acelerou para não deixá-los atravessar o Vale das Lágrimas sozinhos.
 O grupo atrás seguiu pouco a pouco dentro de nosso limite. Uma certa tensão ocorreu nesta hora. Continuamos a subida. Começou a chover e fazer frio. Quanto mais nos aproximávamos do topo o frio apertava.

Vale das Lágrimas: um paredão de pedras, onde a escalaminhada é o recurso e uma cachoeira cai em cima de quem o atravessa. Chegamos lá. O medo tomou conta. Chovia muito e a água caía forte sobre nossas cabeças.
O perigo de escorregar era imenso. Pedras rolando do alto poderiam ocorrer. Com muito medo fomos " pouco a pouco" auxiliados por um outro guia que estava na hora. Merilym foi para a frente conter os mais adiantados e não voltara. Onde estaria Richard?
Uffa, passamos o Vale das Lágrimas. A subida continuava. Tinha mais uma hora de subida. Richard aparece bem atrás de mim. Acabamos de subir juntos.
Chegamos ao topo.
Nossos colegas de grupo já nos esperavam debaixo de uma pequena caverna que se formava. Chovia muito e estávamos muito molhados.
Um lanche de pão sírio foi nos oferecido. Eu tremia muito e foi quando não me exitei em tirar aquela blusa molhada, coloquei minha blusa de segunda pele e meu anorak. Estava gelada.
Foi quando um episódio nos fez agir rápido: uma moça de outra equipe que subira sozinha se encontrava deitada debaixo de uma pedra. Ela tremia muito e estávamos observando quando as coisas pioraram. Ela começou a se debater e tremer muito de frio quase perdendo a consciência. Estava tendo hipotermia! Mais que rápido todos começaram uma operação de salvamento: mantas térmicas, fogareiro, troca de roupas dela (estava encharcada), aquecimento dos pés e mãos. Ela quase não respondia aos comandos.
Foi bem tenso.
Um café quente foi lhe oferecido e aos poucos foi retomando a consciência.

Assim que a equipe dela chegou, ela já estava se recuperando e  seguimos até nosso acampamento: chamado de hotel Sucre. Nosso primeiro acampamento no topo.

Agora num caminho de pedras gigantes e muita água fomos percorrendo até o acampamento.
São grandes lacunas de pedras formando cavernas e aí são montadas as barracas, cozinha e banheiro. Toda nossa estrutura foi sendo armada para nossa acomodação.

Nos ajeitamos entre uma caverna e outra. Ficamos maravilhados com as formações rochosas no qual estaríamos inseridos por alguns dias. Seriam 4 dias no topo.
O Monte Roraima tem em torno de 31 km2 e 2810 metros de altitude, logo, para se chegar aos pontos de melhor visualização, mais caminhadas seriam necessárias.
Nos acomodamos e aos poucos nosso grupo foi fazendo um reconhecimento da área em volta do equipamento: local de banho, água para beber, caminho para se chegar ao equipamento...coisas assim.
Conversa vem, conversa vai, fomos nos acomodando e descansando do dia puxado que foi a subida.
Um jantar de macarrão com molho de carne moída e alguns legumes nos foi oferecido. Hora de dormir e esperar pelo amanhã.

5ºdia

Começamos o dia cedo com um café delicioso de panquecas de queijo, presunto, geléia e ovos mexidos.

O dia estava lindo, sem nuvens, mas bem frio.
Nossa programação do dia era intenso.
Às 8 h partimos em direção ao mirante La Ventana e na volta passaríamos nas jacuzzes de águas cristalinas e geladas para banho.
Seriam 5 h de caminhada em 7 km mais ou menos. Pelo caminho já podíamos notar as maravilhas das formações rochosas que davam formas diferentes a cavernas e quedas d'água . Difícil não se encantar.
A vegetação de bromélias, flores típicas, resistentes às baixas temperaturas e unidade intensa.
 Fizemos uma caminhada de passeio e tranquilidade. Hoje era pura curtição.

Chegando ao mirante, foi puro deslumbramento. Estávamos frente aquele paredão, tão próximo e incrível. Tiramos muitas fotos, estas até um pouco desafiadoras pela proximidade do penhasco.

De volta ao acampamento, passamos nas jacuzzes de águas cristalinas e frias. Não resistimos ao banho.
 Estava muito frio, mas a vontade de tomar banho naquelas águas era maior.
 Retornamos ao acampamento ás 14 h e o almoço já nos esperava. Menu: macarrão com molho de carne e bacon com salada de tomate e pepino.

A programação da tarde seria subir até o ponto mais alto do Roraima, 2831 m: O topo do Maverik.
Este fica a 20 min de caminhada do acampamento, mas como o tempo sempre instável, era preciso esperar as condições de subida.

Fomos descansar e esperar.

Ás 17 h o tempo melhorou e foi hora de partirmos rapidamente antes de escurecer.
Ao chegar no topo, mais surpresas.
A neblina que se formava desapareceu por minutos, estes suficientes para que pudéssemos tirar muitas fotos do local e visualizar como estávamos altos.
Só posso dizer que foi indescritível o que vimos!

Descemos rapidamente, pois a noite já chegava.
 O acampamento estava bem ali mas não tao perto. Chegamos à noite e o jantar já nos esperava.
Menu: sopa de legumes.
Fomos dormir e preparar nossas coisas para o dia seguinte.

A programação do dia seguinte, seguir para o acampamento do Quati de onde chegaríamos ao ponto tríplice e a Proa, ponto do Brasil no Monte Roraima. Uma informação chegou a nosso guia Richard que o local estava super lotado e não teria vagas para nossas barracas.
Sendo assim, em unanimidade resolvemos ficar acampados onde estávamos e não correr o risco. Ficar fora do Quati ( uma espécie de caverna que abriga da chuva e vento) era impossível resistir ao frio e alagamentos no caso de chuva forte. E assim outra programação foi proposta.

6º dia

Programação do dia seria diferente para o grupo já que ficariamos no mesmo acampamento.
Um grupo optou por seguir às 5 h da manhã para a proa num total de 29 km, enquanto o outro grupo seguiria para o ponto tríplice num total de 17 km. Seria um dia bem pesado para ambos, mas com certeza seria maravilhoso.
E assim o grupo de Wenderson, Fábio, Marjoli, Juliana e Rafael partiram às 5 h da manhã e o grupo de Sophia, Fernanda, Pixixo, Felipe, Marina, seguiram às 7 h. Ana e Ney preferiram ficar apreciando as belezas perto do hotel e descansar um pouco.
O tempo totalmente nublado e fazendo muito frio seguimos com nossa guia Mayerlyn ao nosso destino.

PONTO TRÍPLICE

O caminho era constituído de muitas pedras grandes que o tempo todo fazia necessário pular de uma pedra para outra. Subidas e descidas que requerem muito esforço físico.
Muitas poças d'água e pequenas enxurradas.
A paisagem era magnífica!
 A cada km nos maravilharmos com as montanhas de pedras de formações únicas. Parecia que estávamos em um cenário de filme cientifico ou em um planeta diferente.
Com um frio intenso e muita chuva chegamos ao ponto tríplice
(ponto comum da Venezuela/Brasil/Guiana).
 Tiramos algumas fotos rapidinhas e seguimos ao ponto de encontro com o restante do grupo.
 Passamos antes pelo poço de uma caverna maravilhosa que nos encantou.
Como chovia muito nos abrigamos debaixo de umas rochas.
Diante de muito frio, resolvemos seguir para o local do almoço. Sim, almoço. A Eco Adventure leva nosso almoço onde estivermos.
Estávamos a mais ou menos 10 km do hotel e eis que chega o cozinheiro com nosso macarrão ao molho de frango com creme de leite. Estávamos famintos e aquele almoço nos deu forças para continuarmos.
Diante de tanta chuva e frio, resolvemos seguir e não esperar o restante do grupo, na certeza que eles nos alcançaria.
Depois de poucos minutos o grupo já estávamos juntos novamente. A chuva não dava trégua e grandes enxurradas se formavam e éramos obrigados a atravessar cachoeiras por todo o caminho. Muito molhados e com frio chegamos finalmente ao hotel por volta das 17:30 h .
 Trocamos rápido nossas roupas molhadas.
Um delicioso chocolate quente e pipoca nos foi oferecido para aquecermos e esperar o jantar.
Jantamos e fomos dormir. Foi oferecido arroz ao molho de calabresa. Foi uma noite muito fria e demorei muito a me aquecer. Usei uma manta térmica dentro no saco de dormir e nos pés, foi assim que consegui dormir.

7º dia

Este dia seria para fazermos mais alguns passeios pela região, mas em decisão unânime do grupo, resolvemos descer o Roraima.
O café foi servido às 7:30 h e após, começamos arrumar nossas coisas pra a grande descida.
Antes de seguirmos passamos por um mirante para mais umas fotos.
O dia amanheceu com o céu muito azul e o Sol estava muito gostoso.

Depois de algumas fotinhas iniciamos a descida.
 A parte mais tensa seria atravessar o vale das Lágrimas. Uma cachoeira onde suas águas caem sobre uma trilha muito íngreme. Muito tenso mesmo.
 Com muito cuidado seguimos bem devagar.
Infelizmente num pequeno descuido cheguei a cair, o que me resultou em roxos nas pernas e joelhos.Um susto mesmo.
O grupo seguiu com cuidado por toda descida.
 As belezas da flora local nos encantava.
 A programação seria descermos até o acampamento da base onde seria servido almoço.
 Seguimos após o almoço para o acampamento as margens do Rio Kukenan.
À medida que descíamos para o acampamento, o Monte Roraima ficava menor e consequentemente mais distante.
 Olhávamos para trás e nos surpreendíamos com tamanha façanha de termos subido naquele gigante de pedras que mais parecia um planeta à parte.
 Com certeza aquelas imagens jamais sairiam de nossas mentes!
Chegamos ao acampamento Kukenan e seguimos rapidamente para o rio tomar banho. A água estava gelada mas como nem ligávamos mais para os banhos frios, só o que nos importava era nos limpar.

Foi servido um lanche e mais à noite, nosso último jantar com a equipe indígena Pemon.
Hora de dar boa noite para descansarmos para nosso último dia de trilha.

8º Dia

Acordamos por volta das 7 h, tomamos um café caprichado e seguimos para nosso último dia de caminhada.

NOSSA GUIA MARAVILHOSA MAYERLYN

Deste acampamento até a aldeia Paraitepuy seriam 12 km. O dia estava lindo. O céu muito azul e o Sol prometia castigar.
Nosso primeiro desafio foi atravessar o rio Kukenan. Um rio de águas agitadas e com muitas pedras exigindo muito cuidado e atenção.
A um km dali chegamos ao acampamento do Rio Tek, outro que atravessamos sem problema.
A todo instante olhávamos para trás dando adeus ao Monte Roraima que se tornava cada vez mais distante.
O caminho é marcado de vários riachos que nos abastecia de água.
No último rio, quase chegando a aldeia Paraitupy, não resisti e entrei de roupa e tudo dentro daquelas águas frias, dando mais forças para concluirmos nossa jornada.
 Foi como uma despedida das águas do Roraima.

Chegamos na aldeia por volta das 13 h, o Sol estava muito forte e fomos recebidos pela equipe Eco Aventura Tours com muita cerveja gelada e refrigerante.

TODA EQUIPE, ORGANIZADORA, GRUPO, CARREGADORES, GUIAS, COZINHEIROS

A alegria de ter chegado e cumprido nossa jornada com sucesso foi tamanha.
 Todos muito felizes e cansados fomos nos despedindo de toda equipe da tribo Pemon : os carregadores, cozinheiros e apoiadores.
Tiramos muitas fotos e presentes foram oferecidos a eles: cobertas, capas de chuvas, roupas, objetos pessoais, isolantes, alimentos e até mesmo dinheiro. Qualquer coisa é muito bem vindo a eles.
Novamente olhando para trás, o Monte Roraima parecia pequeno e distante. Um dia antes estávamos no seu topo.

Uma emoção enorme tomou conta de todos pelo sucesso da expedição.
Hora de seguirmos para uma pequena cidade da Venezuela chamada San Francisco, onde um almoço de despedida nos seria oferecido.
Almoçamos e seguimos para uma visita rápida pela aldeia indígena para a compra de alguns objetos do artesanato local.
Finalmente seguimos para a pousada em Santa Elena para um descanso merecido.
Foram 8 dias inesquecíveis para toda equipe e nosso grupo. Uma aventura que jamais esqueceremos.
Percorremos nestes dias em torno de 80  km, com as mais variadas condições climáticas, alterações no relevo, altitude, umidade, temperatura, onde a força fisica, resistência aos banhos gelados, tolerância e paciência foram testados a cada minuto pelos integrantes do grupo.
 Um teste de sobrevivência pôs em prova o quanto somos capazes da convivência em grupo.
Desta expedição tiro vários aprendizados: Resistência física é essencial para te levar ao Monte Roraima, mas o amor e a tolerância ao próximo podem te levar ao infinito.
Foi uma experiência única que testou vários sentimentos, dores físicas foram as de menos.
Primeiramente agradeço a Deus por ter estado ao meu lado cada instante e me dado forças nas horas que eu achava que ela não mais existiam. Me protegido das mais variadas condições climáticas, me dando saúde para enfrentá-las e chegar ao ponto de partida sem maiores problemas.
Aos guias Richard e Mayerlyn por nos conduzirem com muita experiência, paciência e segurança a todo instante e nos momentos mais difíceis. Que Deus os proteja nesta profissão que desafia a todo instante suas vidas.

À equipe indígena Pemon, que com seus costumes timidamente nos mostrou como são parceiros, humanos e de uma simplicidade absurda.

A cada membro deste grupo que se formou a seis meses atrás e sonhou com estes momentos, quero deixar humilde obrigado por cada momento vivido juntos e mesmo com várias adversidades foi importante para meu crescimento e o sucesso desta expedição.

Meus agradecimentos carinhosos à Ana Virgínia, Ney, Rafael, Felipe e Marina que nos proporcionaram momentos únicos juntos nestes dias maravilhosos. Vocês agora fazem parte da minha história.
A toda minha família e amigos que me apoiaram e entenderam o quanto este sonho era importante para mim me ajudando de alguma forma e respeitando meu momento.
A meu pai que em sonho me incentivou para que eu não desistisse quando estava na dúvida se deveria seguir nesta expedição.
À Eco Adventure Tours pela organização de toda expedição e pela escolha de sua equipe. Ela fez a diferença a cada dia percorrido. Vocês brilharam do início ao fim!
A Roger Pixixo, da Ecopix Trekking e Hiking, um agradecimento especial por ter organizado esta expedição junto à Eco Aventura Tours e tornado esta aventura a maior de nossas vidas!

O MEU MUITO OBRIGADO!

O MONTE RORAIMA FICOU PARA TRÁS, MAS OS MOMENTOS VIVIDOS PERMANECERÁ ETERNAMENTE EM NOSSOS CORAÇÕES!