domingo, 28 de outubro de 2018

CACHOEIRA DO MACACO DOIDO EM SÃO BARTOLOMEU


No dia 21 de Outubro, Na Trilha Certa partiu para mais uma aventura pelos caminhos da Estrada Real em Minas Gerais.

Nosso destino desta vez foi a “Cachoeira do Macaco Doido” na região de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto localizado a 87 km de Belo Horizonte.
Um pouco de São Bartolomeu:
O distrito provavelmente nasceu antes de Ouro Preto, já que por ali passavam os bandeirantes e montavam acampamentos ao longo do Rio das Velhas que passa perto do centro.
Mais tarde, viveu uma época de grande comércio onde os depósitos comerciais e as “vendas” movimentavam a economia do lugar, desenvolvendo as fazendas que passaram a plantar e colher frutas em abundância, graças ao terreno muito fértil.
São Bartolomeu é muito conhecido pelos doces artesanais que seus habitantes fazem com extrema maestria. Na rua principal que rasga o lugar é possível ver as inúmeras lojas que oferecem de quase todo o tipo de fruta. É mamão verde, cidra, laranja entre os cítricos ou leite, coco, goiaba e o famoso doce de goiabada cascão. O nome vem dos pedaços da casca da fruta que ficam misturados ao doce. Independente do paladar do cliente, essas lojinhas vendem aos montes, sejam eles em calda no vidro, em pedaços no pacote ou no quilo, mas pronto para ir a mesa. Diante de tanta oferta fica muito difícil decidir qual gulodice vamos levar. http://www.rotasmineiras.com.br/sao-bartolomeu/
Nosso grupo saiu de Belo Horizonte por volta das 6 h da manhã, composta por 21 pessoas. Muitos de nós éramos velhos conhecidos, mas um grupo novato e em busca de novas aventuras se juntou ao grupo e com certeza não se arrependeram. Foi um dia maravilhoso, belas paisagens e muita prosa boa.









Já em São Bartolomeu, fomos ao encontro de nosso guia local Luiz Fortes.
















Luiz Fortes nasceu na região e sua família mora  a mais de 200 anos em São Bartolomeu e possui um comércio local com os tradicionais doces caseiros da região.
Depois de reconhecimento do grupo e foto na tradicional Igreja São Bartolomeu, seguimos ao nosso destino.




























Um pouco sobre a Igreja São Bartolomeu:

A Igreja Matriz de São Bartolomeu possui características tipológicas das primeiras edificações religiosas erigidas na região de Ouro Preto em meados do século XVIII, no período colonial. Encontra-se implantada em patamar elevado de topografia plana, na Rua do Carmo. Um muro em alvenaria de pedra circunda a edificação, delimitando uma área gramada, havendo do lado direito um coreto construído no século XX.

A planta da capela é retangular, composta por nave, coro, capela-mor, capela lateral à nave e cômodo anexo, corredores laterais e sacristia posterior. A edificação compõe-se de sete volumes de altimetria diferenciada, sendo os mais altos os das duas torres, em seguida o volume que abriga a nave e o coro, sucedido pelo volume da capela lateral, em seguida o volume referente à capela-mor, e em seguida um volume mais baixo, composto pelos corredores laterais à capela -mor e pela sacristia, da mesma altura da cobertura do cômodo anexo à capela lateral.

O sino de madeira mais antigo do Brasil se encontra nesta igreja. http://www.institutoestradareal.com.br/servico/detalhe/atrativo/Igreja-Sao-Bartolomeu/1025





Seguimos pela tão famosa na região, Floresta Uaimii, em direção a uma área privada onde se localiza a Cachoeira do Macaco Doido.A Floresta Uaimii é composta pela Mata Atlântica e de uma biodiversidade incrível, onde a fauna e flora se mostram presentes a todo instante..













Pelos caminhos pudemos sentir a tranquilidade do lugar, as belas paisagens sempre às margens do Rio das Velhas. Sim, o Rio das Velhas tem sua nascente bem próximo dali e suas águas límpidas e banháveis é um atrativo local.
Fazendas e açudes, vão surgindo pela estrada que percorríamos. Um percurso de 18 km ( ida e volta) seria nossa meta neste dia.

A todo instante era impossível não parar para as fotos que sempre registrava uma parte da história do local e das Minas Gerais.

Chegamos à Fazenda Barão,  na qual, estaria nosso destino: A Cachoeira do Macaco Doido.

Sendo uma área particular, não há acesso a estranhos. Graças ao bom relacionamento de nosso guia local Luiz, pudemos desfrutar de mais esta beleza da natureza e tão preservada pelos proprietários do local.

Adentramos na mata para chegar a uma queda desta cachoeira e que mais adiante iríamos desfrutar dela propriamente dita.








 Já na Cachoeira, pudemos descançar ali por 1h de suas águas frias e queda que massageava a quem se atrevesse ficar debaixo dela.
Foram momentos de puro prazer.















Passados nosso tempo por ali, começamos nosso percurso de volta a São Bartolomeu, onde um delicioso almoço nos seria servido.




Já chegando ao centro de São Bartolomeu, aquela parada tradicional e foto no marco da Estrada Real.


O restaurante Canto das Gerais foi o escolhido, pela localização e tradição do local. Uma comida muito simples e deliciosa, onde pessoas acolhedoras, com carinho e atenção nos atenderam. Ficamos ali numa resenha tradicional  de fim de trilha.
Algumas pessoas fizeram um breve passeio na Rua principal, desfrutando de compras de doces , visita à igreja e como não podia faltar, carimbar o passaporte da Estrada Real.



 Doces de São Bartolomeu








Às 18 h partimos de São Bartolomeu em direção à Glaura, outra cidade da Estrada Real. Ali só paramos mesmo para uma foto e carimbo do passaporte da Estrada Real, na certeza que voltaríamos em outra oportunidade para uma aventura nesta região.





Foi realmente um dia incrível, onde pudemos reforçar laços e firmar o grupo com novos integrantes.



Na certeza que novas aventuras virão, quero deixar aqui meus agradecimentos a todos que de alguma forma ajudaram para que este dia tornasse uma realidade.
O grupo foi sensacional e espero contar com todos na próxima!




LUIZ FORTES (GUIA) 988006015
RESTAURANTE TRILHA DAS GERAIS: 987419460: 



6 comentários:

  1. Que alegria participar desse grupo. Momentos fantásticos de contato com a natureza. Obrigada a todo grupo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por estar sempre conosco. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Como sempre muito bom! Que venha a próxima!
    Seus relatos sempre repletos de detalhes, parabéns

    ResponderExcluir
  4. Novamente Na Trilha Certa compartilhando com pessoas certas um dia rico em imagens e sensações! Obrigada a todos que estiveram presentes nessa trilha... Valeu demais!!

    ResponderExcluir
  5. Sempre juntas nas aventuras Na Trilha Certa. ABRAÇOS

    ResponderExcluir