quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Serra da Moeda e seus mistérios



SERRA DA MOEDA E SEUS MISTÉRIOS


Neste último domingo dia 30, Na Trilha Certa foi à Serra da Moeda.
A princípio com muita dúvida, pois o tempo nos pegou de surpresa e mudou por completo no início do fim de semana.
Tudo marcado e combinado, decidimos seguir nossa intuição e contar um pouco com a sorte e previsão do tempo.
O grupo formado por 14 pessoas, partiu  de Belo Horizonte rumo ao Topo do Mundo de onde inicia a trilha.










Passamos alguns informes para o grupo e iniciamos a trilha na crista da Serra.
O tempo estava totalmente fechado e parecia ser um dia difícil. Muito vento e um pouco chuvoso, seguimos temerosos e já com um plano B de abandonar nossa missão caso o tempo piorasse. A segurança em primeiro lugar.
Com calma seguimos tranquilamente. O tempo parecia  mudar para melhor e permanecemos confiantes. A previsão de chuva para o período da tarde nos levou a continuar firmes.
Um pouco da Serra:

A Serra da Moeda é uma cordilheira do maciço da Serra do Espinhaço e possui cerca de 70 quilômetros de extensão, passando pelos municípios de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Moeda, Belo Vale. Com aproximadamente 1.500 metros de altitude, abriga uma rampa natural de voo livre que atrai pilotos de várias partes do mundo (no município de Brumadinho, há cerca de 25 km de Belo Horizonte). Também é repleta de trilhas para a prática do trekking, cavalgada, montanhismo e afins.

A caminhada pode ser considerada de moderada a difícil pelo desnível de 500 metros, pouca sombra e terreno escorregadio. http://noscaminhosdeminas.blogspot.com/2014/07/trekking-na-serra-da-moeda-topo-do.html


O percurso total até Moeda Velha são exatamente 13 km. Mais ou menos no km 8 nos deparamos com uma surpresa pouco conhecida para  os que ali se aventuram: Uma caverna, aparentemente construída pela mão humana. Muito escondida e escura, nos aventuramos dentro dela. Só conseguimos chegar a um determinado ponto dela, pois sua passagem estreitava ao longo de seu trajeto. Por segurança resolvemos não permanecer ali. Vale à pena conferir esta atração ao longo da Serra da Moeda. Leve lanterna, pois é totalmente escuro. Cuidado com possíveis animais e insetos dentro dela.


















Seguimos adiante e o tempo melhorava a cada km.
Até o 10km, percorremos na crista da Serra. A partir daí, adentramos pela mata e ai seguiríamos até Moeda Velha.











Já no percurso da Mata nos deparamos com outra caverna ou túnel. Tudo leva a crer pela história do local, que o Túnel no alto da Serra seria passagem pelos escravos e demais na Era do Ouro. Cabe pesquisar mais sobre este mistério.





Novamente nos aventuramos dentro deste escuro túnel. Foi uma novidade para o grupo e para quem se aventurou passar por esta experiência única.
Seguimos nosso caminho e bem à frente uma calçada construída pelos escravos. Outro marco de nossa História.






Ali ao final da trilha seriam mais 2 km. Um caminho muito agradável, onde a beleza da natureza nos encantava.

















Ao fim da trilha, chegamos ao Restaurante Casa da Moeda Velha, onde um almoço delicioso nos seria servido. Um cardápio tipicamente mineiro e tempero todo especial. Muito recomendo.
Ao lado do restaurante fica Igreja de São Caetano do século XVIII.








São Caetano da Moeda ou, simplesmente, Moeda Velha, é um povoado que pertence ao município de Moeda e está incrustado na famosa Serra da Moeda, a cerca de 16 quilômetros da sede do município. É conhecido por abrigar as ruínas de uma antiga fábrica clandestina de moedas que, nos idos dos anos 1720, fundia o ouro sem arrecadar o percentual cobrado pelas fábricas oficiais da Coroa Portuguesa.

Atualmente, além das ruínas da fábrica, o povoado de Moeda Velha conta com interessantes atrativos turístico, tais como: trilhas, as belas paisagens da Serra da Moeda, cachoeiras, vestígio de antigas minerações na serra, um calçamento que dá acesso ao alto da serra, dentre outros. O povoado abriga também a Igreja de São Caetano, com sua famosa festa realizada no segundo final de semana de agosto.
http://noscaminhosdeminas.blogspot.com/2014/07/sao-caetano-da-moeda-moeda-velha.html



Após nossa resenha e um almoço delicioso, partimos de volta a Belo Horizonte, com promessa de mais uma aventura em breve.
Deixo aqui meu agradecimento  e parabenizar a todos que concluíram com muito empenho, muito das vezes superando seus limites. O importante é não desistir jamais!

ATÉ A PRÓXIMA AVENTURA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário