Postagens mais visitadas

sábado, 17 de fevereiro de 2018

CHAPADA DOS VEADEIROS, O PARAÍSO DO CERRADO

Uma viagem incrível a este paraíso bem no centro oeste de nosso grande Brasil. Belezas que encantam nossos olhos e deixam gostinho de quero mais. 
Na trilha Certa esteve neste paraíso e conta e apresenta um pouquinho destas atrações imperdíveis à Chapada dos Veadeiros.



Um pouquinho do parque:


 Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região centro-oeste do estado de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Até o final de maio de 2017, o parque abrangia uma área de 65 514 ha de cerrado de altitude, dos quais aproximadamente 60 % ficam em Cavalcante e os demais 40 % em Alto Paraíso de Goiás.


A Chapada dos Veadeiros é um importante centro dispersor de drenagem, com a maioria de seus rios escavando vales em forma de "V". O principal é o rio Preto, um afluente do rio Tocantins, que forma várias cachoeiras ao longo de seu curso, com destaque para dois saltos respectivamente 80 e 120 m de altura.


Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de 50 são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área. No tocante à flora, já foram identificadas 1 476 espécies de plantas no parque, das 6 429 que existem no bioma do cerrado.

Entre os mamíferos, podemos destacar quatro ameaçados de extinção: o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), o veado-campeiro (Ozotocerus bezoarticus), seu predador natural, onça-pintada, e o maior canídeo americano, o lobo guará. As aves mais destacadas a ema, o urubu-rei, e o gavião. ( fonte: Wikipédia)
Vale à pena alugar um carro e fazer todos os passeios que não são tão perto assim.


Entre as principais atrações do parque estão os dois saltos do rio Preto, com respectivamente 80 e 120 m de altura, os canyons do rio Preto, quedas d'agua em paredes rochosas de um estreitamento do rio, e as cachoeiras carioquinhas, uma formação de piscinas naturais ideal para banhos leves e hidromassagem.
O parque abre às 8 h, mas tem um limite de 500 pessoas para entrar por dia, logo, é bom chegar cedo em dias de feriados. Todas as atrações do parque são gratuitas.
Existem 4 trilhas possíveis de percorrer, mas deve-se escolher uma por dia.
A trilha escolhida foi de Carioquinhas e do Cânion.
São 11 km de trilha, com os mais variados desafios. Planos, subidas, pedras grandes, pontes e muitas quedas d água.
É difícil resistir aos poços formados pelo caminho, principalmente por se tratar de uma região bem quente e poucas árvores altas.


 

A trilha para o Cânion é a mesma para Carioquinhas, sofrendo uma pequena bifurcação quase que chegando.
A parte do Cânion possui vários lugares para se banhar. É mesmo irresistível.


Carioquinhas


 

 

Toda a trilha é bem marcada com setas e dificilmente tem risco de se perder. Vários agentes do parque e até mesmo bombeiros circulam pelas trilhas checando nas condições dos turistas e trilheiros de plantão. 



 

Cânion




 

 A Cachoeira de Carioquinhas é majestosa e pomposa. Uma queda de 50 metros com muitos poços que fazem massagem com suas quedas. muito gostoso ficar ali por muitas horas.



Em alguns pontos para se chegar a Carioquinhas, é necessário fazer uma trilha entre pedras. Muito cuidado nesta hora.



 

em alguns pontos existem bombeiros prontos a te ajudar caso precise.
 as...





Além das trilhas do próprio parque, há diversas atrações turísticas em terras particulares, no entorno do parque. Elas incluem:





  • Cachoeiras Almécegas: Duas cachoeiras, uma de 50 e outra de 15 metros, em que a água escorre por rochas íngremes. Próximo ao centro de Alto Paraíso.Esta atração é imperdível pelas belezas das cachoeiras e do local. 
  • Almécegas 1 segue uma trilha fácil de 600 meros



Almécegas 1










Almécegas 2


 









O pôr do Sol é um show à parte!


 Neste dia nos separamos e as crianças seguiram um passeio ligth por águas calmas com o boia cross. Uma atividade ideal para pessoas com um pouco de dificuldade em caminhadas de trilha.

 

 





  • Águas termais: piscinas naturais com água a cerca 38 graus de temperatura
  • São piscinas e água quente, ideais para o fim de dia e relaxamento. 
  • São pagas e bem cuidadas. Ficam abertas até às 22 h. Uma opção para fim de dia. 



  • Cachoeira Loquinhas
Não é a toa que a Cachoeira da Loquinhas seja uma das atrações mais procuradas em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros. Localizada a exatos 4 km do centro da cidade, o imenso e belo poço com águas em tonalidade que variam de azul para verde é cercado por um imenso paredão rochoso cortado por uma enorme queda d’água que se destaca entre as mais belas cachoeiras da região.
Como a maioria das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, a atração fica em uma propriedade privada, sendo necessário pagar uma pequena taxa para visitação. A propriedade possui dois complexos de cachoeiras, o mais procurado, Circuito Loquinhas e o Circuito Violeta. Se você desejar conhecer ambas atrações no mesmo dia, indicamos chegar na propriedade bem cedo, visto que cada circuito tem um conjunto de atrações. 
Seguimos pela trilha de Loquinhas e ali muitas atrações em cachoeiras nos esperavam. 
A trilha é quase todo feita em um deck, margeando a bela Cachoeira de loguinhas que formam poços de águas cristalinas e azuis. Uma trilha mágica que nos encantou a cada metro percorrido.
Muito bem estruturado e ideal para crianças e toda a família.











































Misticismo

A Chapada dos Veadeiros, especialmente na região de Alto Paraíso possui um forte turismo místico. Dentre os motivos, pode-se citar as exuberantes paisagens, a abundância de aflorações de quartzo (o que faz a chapada ser vista como um centro de concentração de energia) e o fato de ela ser cortada pelo paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu.
A ocupação mística da região começou pouco antes da criação do parque. Em 1957, chega uma missão espiritual vinda de Recife, que funda a Fazenda Bona Espero, uma instituição filantrópica que ensina o esperanto


Foram dias incríveis que vale muitas voltas às Chapadas dos Veadeiros.
As cachoeiras são incríveis e muitas atrações fazem com que você tenha razões para voltar. 
Programe e passe pelo menos uma semana na região de Alto Paraíso, pois é uma cidade mais estruturada, onde se encontra de tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário