segunda-feira, 22 de abril de 2019

CACHOEIRA DO ALTAR E RABO DE CAVALO NA " CAPITAL MINEIRA DO ECOTURISMO"


Umas das regiões mais procuradas em Minas Gerais, Conceição do Mato Dentro apresenta os mais belos cenários do Espinhaço.
Localizada a 163 km de Belo Horizonte e conhecida como a "Capital Mineira do Ecoturismo", 
Com um grande potencial turístico, o município dispõe de um patrimônio natural singular, manifestado nos raros ecossistemas que compõem a Serra do Espinhaço. Tal condição teve reconhecimento em âmbito internacional, tendo sido declarada como reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005. http://cmd.mg.gov.br/sobre-a-cidade
Dentre as belezas ímpares da região estão a Cachoeira do Tabuleiro ( a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil), a Cachoeira do Altar, a Cacheira Rabo de Cavalo entre muitas outras.


Na Trilha certa juntamente com o grupo Cipó Trekking, foram conferir estas belezas de perto.
Nosso destino neste dia seria a Cachoeira do Altar e logo em seguida a Cachoeira Rabo de Cavalo.
O grupo composto de 15 pessoas partiu de Belo Horizonte às 3 horas da manhã do dia 9 de março.
O dia estava lindo e prometia ser bem quente. 
Depois de mais de 3 h de viagem até o centro de Conceição do Mato Dentro, paramos para um café da manhã na padaria local. Em Conceição existem alguns banheiros públicos e que podem ser úteis para os visitantes. 
Seguimos dali em direção ao Parque Estadual da Serra do Intendente localizado no Distrito de Itacolomi  a 13 km do centro de Conceição do Mato Dentro.
Mais 10 km e chegamos à entrada do parque do Intendente, onde uma família mora em sua casa modesta e lá mesmo estacionamos a Van. Dali partimos para o início de nossa trilha.
Seguimos à esquerda em direção à Cachoeira do Altar.
Para a direita seguiríamos para a Cachoeira do Rabo de Cavalo, que já relatamos no blog em outra oportunidade, mas que relembraremos aqui mais adiante.
Já nos primeiros quilômetros uma subida bem íngreme, nos fez tirar o fôlego.
Eram apenas 9 h da manhã e o Sol estava bem quente, típico de verão. 
O grupo composto de 19 pessoas foi subindo com calma e cautela. Alguns cascalhos tornavam a trilha mais perigosa e com risco de caídas. Nesta subida não há sombra e a exposição ao sol torna-se bem cansativa. 

Após alguns km desta interminável subida, a trilha se torna tranquila e mais dentro de mata, o que foi um alívio em relação ao Sol.
Bem agradável, seguimos por uns 5 km até a cachoeira do Altar. 
A Cachoeira do Altar é uma belíssima queda formada pelo Córrego Teodoro, localizada no Parque Estadual da Serra do Intendente, no distrito de Itacolomi, em Conceição do Mato Dentro.










Uma belíssima queda de 30 metros de altura, com um delicioso poço para banho, localizada em um local preservado. As águas da Cachoeira do Altar forma a cachoeira do Rabo de Cabalo bem abaixo numa queda em torno de 70 metros de altura.
A Cachoeira é mesmo encantadora. Tem a forma de um altar com inúmeras quedas de cor dourada e um poço muito acolhedor. Ao entorno formam-se poços menores que é muito agradável de se banhar. Verdadeiras piscininhas de água correntes.
Ficamos ali por umas duas horas ou mais. Algumas pessoas do grupo se atreveram a subir ao topo da cachoeira, que com certeza devem ter tido um visual ainda mais incrível.
Já no caminho de volta, precisávamos maior agilidade com o grupo se quiséssemos mesmo conhecer a majestosa cachoeira Rabo de Cavalo ( recebe visitantes até as 15 h). Tínhamos cerca de uma hora para chegar até a parte de baixo. Em pouco tempo, não sei dizer o quanto, chegamos na parte baixa e nos pusemos a caminho da Rabo de Cavalo, esta já relatada neste blog com o título " CACHOEIRA DO TABULEIRO( PARTE BAIXA) E RABO DE CAVALO". 
Como relatado pela nossa amiga Marília, ela é lindíssima e majestosa.


























O Parque oferece coletes aos visitantes. Se tiver coragem, nade pelo poço e fique bem em baixo desta cachoeira. Deite de costas e fique a observar sua queda!! São 115 metros de queda! Simplesmente mágico! Uma sensação indescritível. Parece que neste momento me transportei para outra dimensão...rs. Foi o que senti. Parecia que saí do meu eu e não queria retornar. Uma paz sem igual. Quero poder voltar a esta cachoeira incrível. 
A trilha de volta foi tranquila e pudemos seguir realizados até Belo Horizonte.
Totalizando 17 km de caminhada, em  desníveis variados, ficamos realmente maravilhados e agradecidos por tantas belezas em um único dia. 
Na trilha Certa e Cipó Trekking numa mesma expedição com único objetivo. 
Tudo perfeito, venho aqui a agradecer pelo dia maravilhoso em um lugar encantador que é Conceição do Mato Dentro. Na certeza que voltaremos em breve, pois há muito o que desvendar por esta região.
Ao Ricardo, que organizou com tanta eficácia cada detalhe, você brilhou. 
O grupo atencioso e compreensivo com a dificuldade de cada integrante, meu  muito obrigado. 
Sempre enfatizo, que o sucesso de um dia de trilha, em grande parte é a turma que comparece com respeito e solidariedade com o próximo.
Trilhar é vida, amor à natureza, superação e com este grupo, juntos atingimos com êxodo 
nosso objetivo.

ATÉ A PRÓXIMA AVENTURA!












































Nenhum comentário:

Postar um comentário