Toda uma história cerca este Santuário que recebe por ano mais de 70 mil turistas, podendo inclusive se hospedar no santuário.
Com 240 anos de existência, foi fundado pelo Irmão Lourenço em 1768 inicalmente como um hospício, depois Seminário e colégio. De 1912 a 1968, cumpriu o Caraça a nobre missão de preparar futuros padres para a congregação da Missão e um grande número de cidadãos para a sociedade brasileira. D. Joâo VI outorgou ao Caraça o título de "CASA REAL DE NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS, nome hoje da igreja ali presente.
Em 28de maio de 1968 sofreu um grande incêndio, danificando grande parte do Santuário, ficando apenas em ruínas.
Inserido na Serra do Caraça onde o maravilhoso cenário de biodiversidade, cachoeiras, grutas e muitos animais da fauna brasileira. Desde o século 19 estudiosos e cientistas peregrinam pelo Caraça com o objetivo de levantar sistematicamente a riqueza dos minerais, da fauna e flora e outras extraordinárias realidades do Caraça. Integra duas das importantes reservas da biosfera existentes no Brasil: a Mata Atlântica e a da Cadeia do Espinhaço- Sul e áreas de transição com o cerrado.
Um passeio ao Santuário do Caraça é por si uma aventura no passado inserido em uma meio ambiente incrível que impressiona a todos que ali visitam.
Dependendo das chuvas o Caraça pode apresentar pelo menos umas 40 quedas de água.
Foi assim que Na Trilha Certa juntamente com Trekking Poxa se aventuraram em conhecer uma das mais procuradas cachoeiras do Caraça, a cachoeira da Cascatona.
Chegamos ao santuário por volta das 8h do dia 27 de junho de 2021.
Nos dirigimos para o centro do visitante onde pudemos assistir um vídeo sobre o Santuário. Existe uma grande infraestrutura com banheiros, lanchonete, Museu. Tudo muito limpo e organizado.
A princípio tiramos algumas fotos pelo Santuário, nas ruínas, igreja, jardins e todo o entorno.
Em seguida seguimos para a trilha que nos levaria à Cachoeira da Cascatona.
Após a descida da escada já chegamos à bela Cascatona. Duas quedas majestosas e volumosas devido a toda as águas do rio Caraça. Uma gigante encantadora. No entorno um belíssimo cenário de serras e vegetação.
Ficamos ali observando e tirando fotos.
Uma enorme curiosidade tomou-me em chegar um pouco mais alto e assim resolvi a me atrever a subir até à primeira queda da Castatona. Confesso que não foi fácil devido a necessidade de escalar quase as rochas que levam ao alto. A vista de cima foi ainda mais encantadora que compensou minha audácia.
Após duas horas por ali começamos o retorno ao Santuário e logo em seguida nosso retorno à Belo Horizonte, fazendo apenas uma parada para jantar.
É importante salientar que a permanência no Santuário deve ser apenas até às 17 h.
O Caraça é muito mais que um passeio ao Santuário. Ele é um excepcional pela antiguidade de suas montanhas, por sua riquíssima biodiversidade, pela variedade dos atrativos turísticos, pela paisagem sem igual da Caraça, pela profundidade de suas grutas quartzíticas, pela qualidade e abundância de suas águas, pela conservação de sua natureza.
Quem visita o Santuário do Caraça vai embora levando na memória uma parte de nosso patrimônio mineiro e que jamais, por mais tempo que passe, jamais esquecerá de tamanha emoção de seus momentos por ali.
Meus agradecimentos ao Alex do Trekking Poxa pela organização de nossa estadia no Santuário e todo o grupo pela companhia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário