Postagens mais visitadas

segunda-feira, 31 de julho de 2017

ALTAMIRA X SERRA DOS ALVES

Altamira, cidade pequena do interior localizada em Minas Gerais próximo a Nova União. Conhecida por suas plantações de banana e pessoas simples, mas de belezas sem igual, merece ser respeitada pelas belas paisagens e cachoeiras de tirar o fôlego.
Altamira é considerada como portal da serra do Cipó, por isso é muito procurada para travessias e caminho alternativo até lagoa dourada, Cachoeira de Braúnas, Serra dos Alves e muito mais.
Já a Serra do Cipó é considerada um verdadeiro patrimônio do planeta, pelas suas formações geológicas e biodiversidade. Cada regato, com suas características singulares, deixa admirado, com a vida que nunca para de se mostrar em sua plenitude e beleza, todos  os que o contemplam. Muitas espécies ainda não são conhecidas. O complexo equilíbrio do ecossistema por lá é facilmente compreendido.
E foi neste cenário que Na Trilha Certa partiu com o grupo Caminhada Mineira para mais uma aventura neste paraíso ecológico.
Partimos de BH às 6:45 da manha em direção a Altamira/ Nova União. O grupo era grande e composto de 34 pessoas. 
Nossa trilha começou em uma estrada de terra com uma subida bem íngreme mas nada tão pesado.
Infelizmente o tempo pegou a todos de surpresa com uma chuvinha fina e constante, vento forte e muito frio.
Particularmente eu não estava preparada para tal tempo, mas como nunca deixo de levar pelo menos uma capa de chuva, esta me salvou que molhasse e sentisse ainda mais frio. Isso só m faz pensar o quanto é importante estarmos sempre preparados para qualquer eventualidade que venham acontecer pelas trilhas onde nos aventuramos.


















 Subimos uma Serra bem alta a fim de curtir o visual da região, mas infelizmente só pudemos avistar mais neblina e muito frio. Sem muita escolha, o melhor a fazer foi descermos mais rápido, pois o frio estava mesmo de apertar e nada a visualizar.
Seguimos então nosso caminho à serra dos Alves.

 À medida que descíamos, começamos a dar a graça da tão esperada travessia. O Sol não apareceu, mas a cerração começou a diminuir e a beleza local começou a mostrar que não estávamos por nada. Paisagens maravilhosas estavam por vir.
Todo caminho estava florido e só nos encantava a cada km.








 MUITAS E MUITASSSSSS FLORES!!!!







 FINALMENTE VISTA PARA O CÂNION DA SERRA DOS ALVES

BORA SUBIR NO MIRANTE 





FOTO DE PARTE DO GRUPO BEM NO TOPO DO MIRANTE DOS ALVES



 AQUI O GRUPO TODO "CAMINHADA MINEIRA"












UMA CASA NO MEIO DO NADA. CONTA AHISTÓRIA QU UMA TAL DONA RITA ERA A PROPRIETÁRIA E QUE TERIA VENDIDO SUAS PROPRIEDADES PARA A VALE DO RIO DOCE.

VIROU ÁREA DE PICHAÇÕES








 DANDO SEQUENCIA À NOSSA CAMINHADA AS BELEZAS NAÕ ACABAVAM E O CENÁRIO MUDAVA A CADA KM.


 UMA CRUZ NO MEIO DO CAMINHO NOS FEZ PENSAR QUEM SERIA AQUL SR ENTERRADO ALI RODEADO DE FLORES NATURAIS












 UMA CASA ANTIGA QUE SERIA UM ANTIGO RESTAURANTE NO MEIO DA MATA. HOJE DESATIVADO TOTALMENTE




 COMEÇAMOS UMA LONGA DESCIDA AT UMA CACHOEIRA BELÍSSIMA DE POÇOS CRISTALINOS E ÁGUA GELADA, MAS MUITO CONVIDATIVA




 NÃO RESISTO A COLOCAR MUS PÉS EM CADA UMA DELAS













 JÁ NO FINAL DA TRILHA, FAZENDAS, SITIOS E ANIMAIS COMEÇARAM A SURGIR INDICANDO QUE A CIVILIZAÇÃO ESTAVA PRÓXIMA.










 DEPOIS DE UM ALMOÇO GOSTOSO ESTÁVAMOS PRONTOS PARA RETORNARMOS A BH COM MAIS ESTA BAGAGEM DE 18 KM MUITO BEM VIVIDOS E FELIZES.




OBRIGADA CAMINHADA MIMEIRA POR NOS PROPORCIONAR MOMENTOS DE PURA FELICIDADE E QUE JAMAIS ESQUECEREMOS. AS FOTOS SÃO PEQUENAS LEMBRANÇAS POIS A MAIOR ESTÁ EM NOSSAS MENTES.

ATÉ A PRÓXIMA AVENTURA !




2 comentários:

  1. Bom dia! Eu sei que de Altamira até Braúnas são 12 km - Portanto, gostaria de saber quantos km de Braúnas até a Serra dos Alves? Ou o percurso total (KM) de Altamira até Serra dos Alves? Outra coisa importante, quantos dias vcs gastaram para fazer este percurso? Obrigado: Carlos Coelho

    ResponderExcluir