Postagens mais visitadas

terça-feira, 21 de novembro de 2017

TRAVESSIA FLORESTA UAIMIÍ À SÃO BARTOLOMEU

Neste último sábado, NA TRILHA CERTA  em conjunto ao grupo BICHO HOMEM, partiu para mais uma aventura, onde a contemplação e alegria esteve presente nos 17 km de percurso em uma floresta encantadora.





  A Floresta Uaimií está situada na região do charmoso distrito de São Bartolomeu e Glaura.  pertencente ao caminho velho da Estrada Real.





   
 Uaimií era uma denominação indígena para o rio das Velhas, que depois foi alterada para Guaicuí, que quer dizer "rio das velhas tribos descendentes."
 Além de ser a primeira Floresta Estadual de Minas, abriga um importante remanescente de mata Atlântica e , em conjunto com o Parque  Estadual do Itacolomi, a Estação Ecológica do Tripuí. 



           Uma área com grande cobertura florestal  de espécies típicas de mata Atlântica e cerrado. Uma fauna e flora incrível e que esconde várias cachoeiras.
Nossa caminhada deu início ainda no município de Glaura em direção a São Bartolomeu, todo percorrido dentro da Floresta Uaimii.
Muitas surpresas nos esperavam nesta travessia, onde é considerada de nível fácil, mas iniciantes podem ter alguma dificuldade pelo percurso de 17km.

Existe uma guarita ou casinha de apoio para guardas do parque, mas que infelizmente se encontra desativada e depredada. Lá existem dois banheiros, que poderiam ser utilizados pelos visitantes, mas totalmente impossibilitados no momento.

Dando início, logo descemos para nossa primeira atração: cachoeira da Candeia e das Pedras
Duas cachoeiras encantadoras, uma seguida da outra, onde um mirante incrível dá vista para a Floresta Uaimií. Impossível não tirar muitas fotos por ali.












 



 






Seguindo floresta à dentro, nos deparamos com uma vasta flora, onde a biodiversidade de espécies, chamou a atenção de todos.
Flores, samambaias gigantes, cursos d'águas, várias espécies de borboletas, insetos pelo caminho e barulhos ocultos na mata nos indicando que não estávamos sozinhos...rs.







A Floresta Uaimií tem a característica de paz e encantamento. Não existe estresse ao caminhar por ali. O nível de dificuldade é considerado fácil, mesmo sendo 17km até a cidade de São Bartolomeu, pois existem subidas leves e não tão longas. Recomendada para todos que praticam um pouco de caminhada. O ideal para dias  muito quentes, pois a maioria do percurso se passa dentro da mata e suas árvores altas protegem do sol e do calor.







Observa-se pelo caminho algumas casas de moradores da região e propriedades particulares, como sítios e fazendas.


 


 

Guarita na chegada de São Bartolomeu, dando acesso à Floresta Uaimii





 




O lugar é ótimo para aqueles que se aventuram de bike, lembrando que estar em grupo é sempre muito importante.
Passamos por várias porteiras, que sempre continham placas de como prosseguir.

 
 


Já próximo à São Bartolomeu, desviamos à esquerda para conhecermos a famosa cachoeira local, de mesmo nome. 
Uma queda de uns 40 m que nos encantou ainda mais com o lugar.
Não tem como resistir em ficar debaixo da queda e lavar a alma,como se diz.












Fim de cachoeira. Hora de partir e seguir à histórica cidade de São Bartolomeu.
Conhecida como uma acanhada jóia barroca do século 18, São Bartolomeu é cortada pelo Rio das Velhas e conhecida como a cidade das frutas, o que induziu a seus moradores à fabricação de doces caseiros, tradição reconhecida na cidade. A festa da goiaba (doce mais popular da cidade) é presença obrigatória e esta entre as mais conhecidas e apreciadas pelos turistas.



 





 







Bem ao centro a igreja Matriz de São Bartolomeu é uma das mais antigas e imponentes de Minas Gerais.

E foi neste cenário histórico que pudemos desfrutar de um delicioso almoço com tilápia e fazer nossa resenha final.


Um dia mesmo muito especial proporcionado por mais um grupo que só tenho elogios. Organização, simpatia, segurança e competência, fora as fotos lindas que foram proporcionadas ao grupo. 














Obrigada a Frank Martins, organizador do grupo BICHO HOMEM TREKKING e HIKING,  na certeza que muitas outras trilhas estaremos juntos, já deixo meu ATÉ BREVE!

                                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário