Nossos amigos Na Trilha Certa não param. Desta vez, nossa trilheira Marília conta sua aventura pelos mais belos cenários de Conceição do Mato Dentro: A Cachoeira do Tabuleiro e Rabo de Cavalo.
Marília se aventurou por três dias na região e relata seus momentos vividos por lá.
"Nos dias 17 a 19 eu e o Luiz (meu marido), fomos nos aventurar pelas trilhas de Conceição do mato dentro.
No primeiro dia fomos para a cachoeira do Tabuleiro. A estrutura do Parque é ótima! Tudo com sinalização e fornecimento de salva vidas e orientação sobre o percurso.
A cachoeira do Tabuleiro é a terceira mais alta do Brasil. A primeira parte da trilha tem escadas e apoios. A segunda parte é uma verdadeira pedreira . Tem pedra que não acaba mais o que nos requisitou enorme cuidado e muito equilíbrio.
Achamos esta parte bem difícil, tanto na ida quanto na volta.
A paisagem é magnífica e ficamos algumas horas deitados olhando para aquelas pedras imensas que compõem a Serra do Espinhaço e fazem dela a única cordilheira do Brasil.
O poço do tabuleiro chega a 36 m de profundidade e os instrutores solicitam a todos para não entrarem sem salva vidas.
No segundo dia optamos em fazer uma trilha com grau de dificuldade menor e fomos conhecer a Cachoeira Rabo de Cavalo. Ela é deslumbrante...muito alta e difícil até de fotografar devido ao imenso paredão. Foi uma grata surpresa . Não imaginávamos que ela seria tão bela e exótica. A trilha dura em torno de 40 minutos, tem muita caminhada dentro da mata, sombra e lindos riachinhos para cruzarmos. Por ser trilha fácil tinha muitas famílias. Ela é controlada pela empresa Anglo e é também super estruturada para o turismo. Bem sinalizada, placas com informes sobre a região, portaria com informações, registro e o aviso de que às 15:40 h, os instrutores passam para recolher todas as pessoas do parque. Há um cuidado enorme com a segurança dos turistas. Lá também é oferecido o colete salva vidas pois o poco chega a 12 m de profundidade.
"É uma belíssima cachoeira formada pelo córrego Teodoro, possui aproximadamente 150 metros de altura, dividida em três cascatas. Situada no Parque Estadual Serra do Intendente, recebe este nome pois sua queda, com a força do vento a transforma em um elemento semelhante a um rabo de cavalo em movimento!"
TRILHA PARA A CACHOEIRA RABO DE CAVALO |
Foram dois dias incríveis e indico demais este passeio. Lugar mágico e fascinante!
A cidade é pequena e acolhedora. Restaurantes simples mas de muita comida boa.
O Tabuleiro me fascinou e quase hipnotizante diante tamanha beleza."
Diante deste relato, só tenho a agradecer nossa trilheira e amiga Marília e Luiz pelo relato tão inspirador que só engrandece nosso blog. Com ele, paramos para refletir o quanto é gratificante poder escolher cenários que nos faz pensar como é importante a preservação e contemplação desta natureza que nos presenteia com suas mágicas belezas.
Luiz e Marília |
ATÉ A PRÓXIMA AVENTURA !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário