Postagens mais visitadas

sexta-feira, 10 de março de 2017

TRILHA FORTE DE PEDRAS X POÇO ENCANTADO - RETIRO DAS PEDRAS

A trilha no Retiro das Pedras sempre é uma boa opção para quem quer se aventurar por trilhas bem pertinho de BH e  conta com um dos mais belos horizontes da região… Mas por trás dessas belas paisagens, praticamente sem árvores para se esconder do sol que, existe um terreno com muito cascalho, pedras soltas e algumas subidas curtas que dão um carácter bem técnico a alguns trechos do percurso.
No ultimo dia 04/03 , Iniciamos a caminhada pela portaria do condomínio do Retiro das pedras sempre seguindo a estrada principal ou margeando-a. Preferimos pegar a estrada da marginal para fugirmos das bikes que são intensas nos fins de semana, mas nada que atrapalhe o passeio.

Na trilha Certa partiu com nossas integrantes, Sophia Grossmann, Andreia Raymundo, Andrea Mota, Danuse, Adriana leleu  e nossa beagle mascote Nina.








MIRANTE DO RETIRO






O percurso até nossa primeira parada fica a 5km da portaria: o Mirante do Retiro. Com uma vista deslumbrante e um ponto de parada obrigatório para fotos e um lanchinho rapido.








Após esta parada, seguimos por uma trilha à esquerda e começamos nossa descida por um caminho de pedras bem íngreme, que merece cuidados.
Esse caminho seguindo sempre para a direita vai nos levar ao forte de Pedras.
INICIO DA DESCIDA





















Caminhando mais 1.2 km chegamos ao famoso Forte de Pedras, ou casa de Pedras como é conhecido no Retiro.
O Forte de Brumadinho, também conhecido como Forte de Piedade ou Casa de Pedra, localiza-se na Serra da Calçada, em área da Mineradora MBR; município de Brumadinho, em Minas Gerais. É uma construção do século XVIII, em formato de um retângulo, com área total em torno de uns 2000 m²; com paredes e muralhas de aproximadamente 5m de altura e 1m de espessura, compostas por pedras cuidadosamente sobrepostas e muito bem trabalhadas. Possui uma única entrada e em seu interior há uma construção também em pedras, com janelas amplas, que certamente deve ter sido uma casa com cobertura. Nas trilhas que cortam a região, inclusive as que levam ao Forte, há a presença de calçamento em pedras, muito bem feito e em bom estado de conservação, denotando que a circulação de pessoas e tropas em épocas passadas eram intensas na região...
Não se sabe ao certo sobre a finalidade dessa construção. Alguns dizem que ali funcionava um entreposto de mercadorias às margens da Estrada Real; outros afirmam que seria um ponto de fiscalização da atividade de mineração na região. Há ainda aqueles que afirmam que se tratava de um local onde seriam praticadas atividades comerciais ilícitas. Mas o que se pode afirmar com certeza é que algo importante se passava por ali nos idos do séc. XVIII, tamanha é a fortaleza de suas paredes; esmero construtivo; localização privilegiada e ampla área interna. Atualmente o Forte está abandonado, porém em excelente estado de conservação.
Na trilha certa esteve la para conferir.





FORTE DE PEDRAS







saindo do Forte, continuamos nossa descida por mais ou menos 800 metros ate o Poço Encantado, nossa ultima parada,








DELÍCIA DE ÁGUA...REFRESCANTE







POÇO ENCANTADO











SÃO DOIS POÇOS, UM AO LADO DO OUTRO. IMPOSSÍVEL NÃO ENTRAR.

A Cachoeira Poço Encantado é uma escondida e pouco conhecida cachoeira que fica no Bairro Retiro das Pedras, dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte, muito próximo a Zona Sul.

É uma cachoeira com trilha interessante, mas é bom frisar desde já que trata-se de uma cachoeira com custo-benefício ruim para a média dos trekkers. Este passeio é mais indicado para caçadores-de-cachoeira na veia.

Depois de um lanche reforçado foi hora de retornarmos ao nosso ponto de partida.
foram duas subidas bem puxadas e o sol estava forte. Nossa mascote sofreu com o sol escaldante e a falta de água, mas todos sobrevivemos...rs.




Ao final tivemos mais uma aventura incrível que nos deixou saudades. 
já estamos planejando a proxima!!




VALEU "NA TRILHA CERTA"













































































Nenhum comentário:

Postar um comentário