segunda-feira, 17 de agosto de 2020

CACHOEIRA DO SEGREDO E DAS BORBOLETAS - ACURUÍ/MG


Que Acuruí apresenta muitas cachoeiras isso já foi dito em outra postagem aqui no blog.

 Venho aqui relatar mais uma de nossas aventuras por mais duas cachoeiras incríveis nesta região.

Um pouquinho da história de Acuruí: Pertencente ao município de Itabirito, localizado no vale do Catana na serra de Capanema, Acuruí surgiu no século XVII, quando os bandeirantes exploravam a região. Neste período, o distrito viveu seu apogeu. Seus caminhos, paisagens e construções antigas encantam os visitantes e orgulham os moradores. Contando com várias opções de cachoeiras e trilhas a região é maravilhosa para os amantes das atividades ao ar livre. Trilhas super leves; indicadas para iniciantes e toda a família além de cachoeiras maravilhosas com excelentes poços para banho e acesso debaixo das quedas. 

Saímos de Belo Horizonte no dia 19 de Julho, pensando apenas fazermos mais um passeio pelas tradicionais cachoeiras de Carranca, Cruzado e Cascalho. Seguimos até a entrada das cachoeiras e seguimos eu e Cristiane para as cachoeiras tradicionais. 

Primeiro a Cachoeira de Cruzado. Linda e imponente como sempre, Me encanta sempre estar por ali. Águas extremamente geladas e verdes esmeraldas que são convidativas ao banho. Ficamos por ali e logo seguimos para a próxima cachoeira. 




Não sei como, mas acabamos entrando por outra estrada e neste momento encontramos um grupo de 4 pessoas. Perguntamos se estávamos no caminho certo para a Cachoeira de Carranca e eles relataram que estavam seguindo para a cachoeira das Borboletas e do Segredo e estavam seguindo o GPS. Esta cachoeira não estava em nossos planos e nem conhecia, foi quando resolvemos nos juntar a eles e seguir para mais esta novidade de Acuruí. 
Aos poucos o GPS nos levou à primeira cachoeira: Do segredo. A trilha começa fácil como as demais em Acuruí mas vai se estreitando e entrando para a mata fechada com certa dificuldade técnica. A trilha não é muito bem marcada e pode causar certa confusão por ter de subir algumas pedras. Seguimos algumas pessoas que seguiam a trilhas e chegamos até lá. 

Uma cachoeira de uns 50 metros de queda em um poço bem grande, As águas límpidas e geladas, mas isso não impediu que ficássemos debaixo daquela queda deliciosa. A região é bem propícia à prática de rapel.

Ficamos por ali por uma hora e seguimos para o novo trajeto: Cachoeira das Borboletas.







Da mesma forma, dentro da mata fechada com uma descida bem íngreme chegamos finalmente à cachoeira das Borboletas. 

Que lugar encantador!!! Linda queda com águas cor de esmeraldas, muito parecida com a cachoeira de Cruzado mas muito maior e um poço mais verde e gigantesco. Parecia um paraíso perdido no meio a floresta.




Ficamo
s pouco por ali e iniciamos nosso retorno. Uma subida bem íngreme mas não tão longa.



Em nosso caminho de volta, acabamos passando por Carranca e Cascalho, totalizando 13 km de trilha.

 

Depois deste dia percebi que Acuruí tem muito a ser desvendada. Outras cachoeiras estão escondidas no Vale do Catana e Na trilha Certa vai achá-las. 

Deixo abaixo o link desta aventura para desfrutarem um pouco mais destas maravilhas.

https://www.youtube.com/watch?v=A_9G7ShtLDU&t=47s


ATÉ A PRÓXIMA AVENTURA!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário